quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Barreda reage e vence etapa em Arequipa. Després se perde e Pain assume ponta do Dakar

Em dia marcado por muitas perdas nas dunas de Ica, Joan Barreda voltou a vencer uma etapa depois de uma segunda-feira desastrosa. Mas quem se deu melhor foi Olivier Pain. Segundo desta quarta especial, o francês da Yamaha se aproveitou dos erros de Cyril Després e é o novo líder do Rali Dakar.

Barreda reage e vence etapa em Arequipa. Després se perde e Pain assume ponta do Dakar
Em dia marcado por muitas perdas nas dunas de Ica, Joan Barreda voltou a vencer uma etapa depois de uma segunda-feira desastrosa. Mas quem se deu melhor foi Olivier Pain. Segundo desta quarta especial, o francês da Yamaha se aproveitou dos erros de Cyril Després e é o novo líder do Rali Dakar

FERNANDO SILVA, de Sumaré

Rali Dakar 2013

4ª Etapa
Nazca - Arequipa (Peru)
Deslocamento: 288 km
Trecho cronometrado: 429 km
Distância total: 717 km

O Dakar 2013 vai ficando mais difícil a cada dia que passa. Novatos e veteranos vem enfrentando vários desafios para superar as enormes dunas do deserto de Ica, nesta primeira parte da prova, em território peruano. Nesta terça-feira (8), dia da quarta especial do Dakar, o longo trecho de 428 km entre Nazca e Arequipa foi bastante traiçoeiro com dois dos favoritos ao título: Cyril Després e Francisco ‘Chaleco’ López se perderam nas dunas e, consequentemente, ficaram muito para trás em relação aos seus oponentes.

Joan Barreda, o vencedor da quarta etapa do Dakar (Foto: Monster Energy)

Melhor para Joan Barreda, que voltou a vencer uma especial depois de um dia terrível, quando concluiu a especial apenas em 23º. O catalão da Husqvarna concluiu o percurso em 3h41min09s e sobrou em relação aos rivais, fechando a quarta etapa 8min23s à frente de Olivier Pain, da Yamaha. Contudo, o jovem francês se deu muito bem. Beneficiado pelos erros de Després e ‘Chaleco’ López, Pain assumiu a liderança geral do Dakar. Després, aliás, caiu para terceiro, já que foi superado por outro francês da Yamaha, David Casteu.

Como vem acontecendo desde o início da prova, quem larga na frente na competição das motos, que sempre abre o dia no Dakar, enfrenta grandes dificuldades ao longo do percurso. De na segunda-feira quem levou a pior foi Barreda, desta vez foi ‘Chaleco’ López Contardo que sofreu por estar na frente dos rivais. Joan Barreda cruzou o primeiro waypoint, com 52 km de especial, já na liderança, seguido pelo argentino Javier Pizzolito. Després era só o 14º e López Contardo, o 28º. Único brasileiro no grid das motos no Dakar, Jean Azevedo também enfrentava suas dificuldades e vinha em 39º no primeiro waypoint do percurso.

A liderança se Barreda Bort seguiu por praticamente toda a prova, aumentando sua vantagem após cada waypoint. Dois outros pilotos, em especial, se destacavam: Olivier Pain e Gerard Farres Guell, ambos sempre entre os primeiros colocados. Outro que aparecia com ritmo bastante consistente era David Casteu, companheiro de equipe de Pain na Yamaha.

Després e López Contardo, no entanto, vinham tentando recuperar o tempo perdido para os rivais, mas a prova seguia complicada. O tetracampeão do Dakar não conseguia reduzir a diferença para os líderes da etapa, assim como o chileno da KTM.

A zona de meta antes do enorme deslocamento de 288 km até Arequipa teve Barreda Bort como o melhor tempo, seguido pelos franceses Pain e Casteu. Farres Guell ratificou o grande desempenho nesta quarta etapa e fechou em quarto com sua Honda. Piloto oficial da montadora japonesa, Hélder Rodrigues finalmente teve um bom desempenho no Dakar e concluiu a etapa em quinto, à frente de outro luso, Ruben Faria, ‘mochileiro’ de Després na KTM. A equipe de fábrica da Honda teve outro bom resultado ao colocar Javier Pizzolito no top-10, em sétimo. Jordi Viladoms, Jakub ‘Kuba’ Przygonski e Alain Duclos fecharam o rol dos dez primeiros.


 Cyril Després despencou da liderança para o terceiro lugar do Dakar após quatro etapas (Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

Després concluiu a etapa desta terça-feira apenas em 15º, fechando o dia 17min35s atrás de Barreda Bort, o vencedor da especial. Bem longe da posição triunfal do dia anterior, ‘Chaleco’ López foi o 19º, 21min36s atrás do tempo do catalão da Husqvarna. Jean Azevedo cruzou a zona de meta com o 40º melhor tempo da especial com sua KTM 450 Rally Replica.

Depois de quatro etapas, o Dakar tem Olivier Pain como novo líder. Aliás, o Dakar tem uma tríplice liderança francesa. O piloto da Yamaha está 2min24s à frente do companheiro de equipe Casteu. Després caiu para terceiro, 3min09s atrás do compatriota e novo líder do maior rali do mundo. A incrível recuperação de Barreda o colocou novamente na luta pelo título. Agora o catalão ocupa o quarto lugar da competição, seguido por outro piloto da Husqvarna, o também espanhol Jordi Villadoms. ‘Chaleco’ López despencou da vice-liderança para o oitavo lugar, enquanto Jean Azevedo ocupa agora a 32ª posição na classificação geral.

Rali Dakar, Arequipa, dia 4, motos, classificação geral:

Nenhum comentário:

Postar um comentário