quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Mergulhadores retiram pedaço de meteorito de lago russo

Mergulhadores russos recuperam um pedaço de 1,5 metro do meteorito de dentro do lago Chebarkul


Reportagem retirada do site UOL


Mergulhadores recuperaram nesta quarta-feira (16) em um lago o que pode ser um pedaço de 570 quilos do meteorito que caiu em Tchelyabinsk, região central da Rússia, em fevereiro deste ano. A rocha espacial teria caído no lago Chebarkul abrindo um buraco de seis metros de largura no gelo que cobria a água na época da queda. Se for confirmada a procedência da rocha, este será o maior fragmento do meteorito russo já encontrado.

Mais de mil pessoas ficaram feridas quando o meteoro de 17 metros e dez toneladas cruzou o céu da Rússia no dia 15 de fevereiro.

Pesagem complicada

Nesta quarta-feira, imagens mostraram uma equipe puxando um pedaço da rocha de 1,5 metro de comprimento do lago Chebarkul. O objeto foi embrulhado em um material especial antes de se ser retirado da água.

  • UnB Meteoro causou terremoto no Brasil há mais de cem anos, diz geólogo
  • Rob Eagle/UCL Petrie Museum Egípcios usaram meteorito que caiu na Terra há 5.000 anos para joias
  • Nasa Outubro e novembro serão marcados por chuva de meteoros
A rocha foi então levada para a margem do lago e colocada em uma balança para pesagem, em uma operação que não deu certo.

O objeto se quebrou em três pedaços grandes enquanto era levantado do chão com a ajuda de cordas e alavancas.

Então, quando a pedra foi colocada na balança e o peso atingiu 570 quilos, a própria balança quebrou.
A missão dos mergulhadores também foi prejudicada por outros fatores. O fragmento de rocha estava a 13 metros de profundidade e não a seis ou oito, como se calculava anteriormente.

Os mergulhadores também tiveram que arrastar a rocha para a margem do lago em uma chapa metálica, ao invés de levantá-la.















Nenhum comentário:

Postar um comentário