sábado, 11 de janeiro de 2014

Boletim Rally Dakar 2014 - 11/01/2014

Rally Dakar 2014: Coluna Klever Kolberg por Assessoria de Imprensa

Rally Dakar
Foto: Divulgação


Neste sábado, dia 11/01, a caravana do Dakar tem seu dia de descanso, em Salta, na Argentina. Enquanto alguns concorrentes aproveitam repousar e se preparam para retomar a competição no domingo, as equipes de assistência trabalham duro para revisar as máquinas que suportaram seis duras etapas.

Esta sexta edição sul-americana do Rally Dakar na América do Sul. A organização da prova já passou pela natural etapa de aprendizado gerada pela mudança de cenário. O Dakar está escrevendo um novo capítulo de sua história. Tudo teve origem com o episódio da ameaça terrorista às vésperas da largada em Lisboa da edição de 2008, que acabou sendo cancelada e resultou na vinda para a América do Sul em janeiro de 2009.

Nestes seis anos algumas mudanças aconteceram, uma das principais foi a inovação do regulamento das motos, limitando a 450 cilindradas o tamanho dos motores.

Outra evolução é a diferenciação de percurso entre motos e carros. Ela está em curso. Em várias etapas deste Rally Dakar 2014 as motos e quadriciclos percorrem um roteiro diferenciado dos carros e caminhões, tudo em nome da segurança, já que a convivência dos veículos de tamanhos diferenciados nem sempre é amena.

Permaneceu a filosofia de o percurso mudar todo ano, nunca ser repetido, secreto e sempre tentando que a edição seguinte seja ainda mais difícil que a anterior. Quando o Dakar veio para o continente americano, a grande preocupação (da organização, competidores, equipes, jornalistas e fãs) era de que as dificuldades diminuiriam. Logo os organizadores perceberam que o desafio é o grande atrativo da prova, então partiram em busca de roteiros cada vez mais exigentes.

As dificuldades não têm faltado no cardápio diário dos concorrentes. Nesta edição de 2014 todos estão tendo de se superar, e com a variação dos percursos, cresceu a relevância da navegação, já que em várias etapas os carros não contaram com os rastros das motos para sua orientação.

E o prato principal, o ataque ao Deserto do Atacama ainda vai ser servido!

Então, que todos recarreguem suas baterias, porque o show vai continuar.

Colaboração especial de Klever Kolberg para http://www.michelin.com.br/

Créditos: www.klever.com.br.




Nenhum comentário:

Postar um comentário